Imagem capa - 12 Dicas para Organizar seu Mini Wedding por CRIATIVUS Foto e Vídeo
Dicas para Noivas

12 Dicas para Organizar seu Mini Wedding

A praticidade de coordenar todo o planejamento pensando em poucos convidados é um dos pontos mais atrativos de optar por um Mini Wedding. Esse dia especial é somente para os amigos próximos e familiares que realmente têm importância em suas vidas.

A questão financeira pode flutuar, tudo depende das escolhas do casal, uma vez que podem investir em itens mais caros e sofisticados ou optar por uma cerimônia simples, mas ambos os estilos têm algo em comum: seu charme. O fundamental é ter em mente que mesmo se tratando de uma comemoração menor, ela exige planejamento e atenção para que tudo saia como sempre sonharam.

Vejam essa lista que preparamos com 12 passos para que o seu mini wedding seja um sucesso:

1. Lista de convidados

O conceito de um mini wedding é uma celebração de casamento realmente íntima para até, no máximo, 50 convidados. Portanto a primeira providência é a lista de amigos e familiares que vão receber o seu convite, isso que irá direcionar todas as escolhas.

2. A escolha do lugar certo

Um grande atrativo do mini wedding é o fato de ser realizá-lo em locais pequenos, assim podem investir em “cenários” originais, acolhedores e bem personalizados. Após escolher o lugar poderão encomendar os convites. Restaurantes que tenham áreas especiais para celebração são uma excelente escolha. Pesquise no Google por Ruella ou Casa Quintal e se apaixone.

3. Use ferramentas e comece com o pé direito

Mesmo se tratando de um evento menor, o planejamento deve ser cauteloso. Nesse momento as reuniões com fornecedores, planilhas de tarefas e orçamentos serão seus melhores amigos. Essas práticas garantem que nada fuja do controle ou seja esquecido, portanto atenção a eles.

4. Reservas do local e burocracias

Definidos os custos e o orçamento que têm disponível, chega a hora das reservas. Lembrem-se de que precisam de antecedência para não perder aquele espaço charmoso que chamou a atenção. Normalmente a reserva do local deve ser feita com, no mínimo, 8 meses de antecedência dependendo do nível de concorrência do espaço, porém o quanto antes reservar melhor.
Nessa fase já apareceram as burocracias como documentos que devem ser providenciados no prazo certo, tanto para a cerimônia religiosa como a do civil.

5. Profissionais

Tendo uma lista de tarefa bem definida para cumprirem, vocês verão que um "detalhe" que precisa de cuidado é a contratação de todos os serviços. Ainda que seja um mini wedding, trata-se de uma cerimônia de casamento, e é fundamental contar com o auxílio de quem, com profissionalismo, pode tornar tudo mais fácil para o casal.

Além do buffet, que deve ser atrelado ao local da recepção, precisarão pensar no fotógrafo, no confeiteiro, florista, cerimonialista, DJ, transporte e assessoria que possam auxiliar antes e durante o dia entre outros. São vários os profissionais que são necessários para uma cerimônia. Sempre perguntem se trabalham com mini wedding.

6. Cardápio

Um mini wedding traz a chance de oferecer um cardápio mais elaborado, algo que, em um evento grande, muitas vezes é impossível. Após selecionarem quem estará presente e o local da cerimônia, já terão elementos suficientes para definir o cardápio e a forma como irão servi-lo.

Seguindo o perfil dos convidados e gostos pessoais do casal, podem escolher os sabores deliciosos que preferem, investindo em frutas da estação e bebidas que harmonizem com cada prato. Com poucos convidados podem investir em ilhas gastronômicas ou fazer um jantar à inglesa, com garçons servindo os convidados em sua própria mesa.

7. Aposte nos detalhes

Uma cerimônia menor trará a oportunidade de personalizar e incluir alguns detalhes que numa grande celebração ficaria inviável. Por isso, dediquem um tempo à escolha das composições com os arranjos florais, lembrancinhas, marcadores de mesa, livro de assinatura e outros pormenores que trazem charme e autenticidade a todo o contexto e que vocês podem personalizar ao máximo, já que serão poucas mesas e poucos convidados. Com tempo terão facilidade em achar as melhores alternativas para cada cantinho.

8. Trajes

Certamente os trajes serão escolhidos de acordo com o local da cerimônia e a estação do ano, considerando o clima. Provavelmente, antes mesmo de finalizar as primeiras decisões, o modelo do vestido já estará definido, assim como o traje do noivo, que já saberá o que deseja vestir. Mas é importante também ter em mente que um mini wedding permite perfeitamente optar por um dress code mais descontraído, e isso vale para os protagonistas, com um vestido de noiva simples (e sempre elegante) e um traje menos formal para o noivo. Mas claro: vocês são as estrelas e é o estilo do casal que deve prevalecer.
Caso tenham pensado em optar por um aluguel de vestido de noiva e traje para o noivo, é preciso reservá-los com, no mínimo, 6 meses. E se a intenção é mandar fazê-los, o mais recomendado é encomendá-los com a mesma antecedência.

9. Degustações e testes

Após selecionarem os profissionais, devem dedicar um tempo às degustações antes de fechar o contrato com o buffet, somente assim saberão que estão fazendo a melhor escolha. E o mesmo vale para as provas de roupas e os testes de cabelo/ maquiagem (se desejar uma produção profissional).

10. Cuidem da iluminação

A iluminação é essencial para criar um ambiente aconchegante e, acreditem: será essencial para que tenham fotografias perfeitas, seja na cerimônia de dia ou de noite. Sendo assim, pensem em um projeto de luz que dê a chance de aproveitar melhor a beleza do espaço escolhido. Nós da CRIATIVUS prestamos consultoria técnica para nossas noivinhas em todos esses itens importantíssimos, verifique com seu fotógrafo também.

11. Playlist

Muitas passagens do dia precisam de uma trilha sonora específica, como a entrada, troca de alianças, votos e o beijo. Claro, a festa também. Criem uma playlist para que nenhuma música especial para vocês ou que tenha um significado maior para o relacionamento fique de fora, mesmo que contratem o serviço de um DJ.

12. Check list: faltam 15 dias

Faltam só quinze dias e esse é o momento final para checarem se tudo foi providenciado e nada foi esquecido. Também é propício dividirem as últimas tarefas que estão faltando como: pegar os trajes, falar com o confeiteiro do bolo e docinhos, especificar o horário das entregas, chegada dos profissionais da decoração e etc. Peçam ajuda aos familiares e amigos íntimos para os acertos finais, assim terão certeza de que tudo está sob controle e o dia será maravilhoso como imaginaram e, principalmente, sem estresse, porque a organização foi perfeita.


Agora que já sabem o passo a passo para a organização do seu mini wedding, dediquem-se a cuidar da saúde, da beleza e do bem-estar até o dia. Não basta um penteado de casamento maravilhoso ou uma barba bem feita se a aparência estiver com um semblante cansado. É um dia marcante demais na trajetória do casal e merece que ambos desfrutem de todos os momentos com a saúde mental em dia rssss. Lembre-se: a logística e uma coordenação metódica é o que assegura economia e êxito, por isso logo que definirem a data criem sua planilha e vivam com alegria e tranquilidade a preparação para o "sim". Será mágico!




Paulo e Sabrina Ruiz

Fotojornalistas  Cristãos Apaixonados por Casamento

📲 (11) 9-5492-1000

fonte: casamentos.com


Procurando fotógrafo? clique aqui e garanta sua data antes que... 😱